CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Nº DE ACESSOS

AMIGOS QUE SEGUEM SESMARIA

AD VENTURUM

RELANÇAMENTO DO LIVRO PAULISTARUM TERRA MATER

SAGARACONTOS

POEMANTOS

POEMANDO

5 de setembro de 2010

ENTREVISTA PARA O JORNAL "INTERVALO" PÁGINA DE SILVÉRIO R COSTA




Entrevista de Irineu Volpato
a Silvério R Costa
para INTERVALO




1. Conta para nós quem é Irineu Volpato, o que já fez em matéria de literatura e quais os projetos para o futuro?

- Até agora juntei uns 20 livrinhos de poemas, desses que nem param em pé na estante, de tão magros. Para o futuro, continuar aprendendo enxergar as minimezas da vida e ir dizendo-as de modo mais síntese possível.

2. Sempre tive muita curiosidade em saber quais são seus autores preferidos e qual seu livro de cabeceira. Poderia revelá-los para nós ?

- Autor preferido... gosto de Cassiano Ricardo, Raul Bopp, Casimeiro de Abreu, Manoel de Barros, Bernardin Ribeiro, Cesário Verde... acho... que de todos que escreveram poemas, inovando. De cabeceira nenhum, não consigo ler deitado.

3. Segundo Mário Quintana - “Ser poeta não é escrever grandes coisas, mas possuir uma voz capaz de ser reconhecida no meio das multidões”. Você tem essa voz, eu o afirmo. Ela é fruto de inspiração, ou da arquitetura da palavra ?

- Tenho que inspiração é primordial para qualquer criação artística, mas a oficinagem dela, o suor em cima da inspiração, especialmente do texto, limando-o, polindo-o é significantemente imprescindível e, respeito com a arte e com o leitor.

4. Eu conheço seu lado poeta, graças aos livros que você me encaminha. Nunca lhe ocorreu escrever textos em prosa. Por que? Ou eles existem e eu que é que desconheço ?

- Houve tempo de prosa em meu currículo. Brotei contos, uns até publicados em jornais, há algum tempo, mas voltei a insistir ser só poeta. Mesmo tradutor, traduzo apenas poetas.

5. Qual a sua opinião sobre o papel dos jornais alternativos, como o INTERVALO, por exemplo, na difusão da literatura brasileira, que alguns teimam em deixar nas trevas ?

- Acendo velas, lâmpadas, faróis para aqueles que sustentam essa literatura de resistência, que a oficial que e faz por desconhecê-la, mas que essa literatura seja com qualidade, tirocínio, pois que o que tem de gente boa, não oficial neste país... é só não juntá-los a qualquer súcia.




Fevereiro de 2002
De Sesmaria Eleuftéria
Santa Bárbara d’Oeste
Irineu Volpato

0 COMENTE AQUI:

Motemas Neu Volpato

Motemas de Neu no YouTube

Motemas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LANÇAMENTO DOS LIVROS DOS POETAS SILVIA E IRINEU 26/07/2013 - BIBLIOTECA MUN PIRACICABA

Motemas no YouTube