CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Nº DE ACESSOS

AMIGOS QUE SEGUEM SESMARIA

AD VENTURUM

RELANÇAMENTO DO LIVRO PAULISTARUM TERRA MATER

SAGARACONTOS

POEMANTOS

POEMANDO

4 de agosto de 2010

ENTREVISTA PARA SELMO VASCONCELLOS




Irineu Volpato, nascido em 1933, Piracicaba, SP.
Poeta, ensaísta, tradutor. Petroleiro e diplomado em Administração.


SELMO VASCONCELLOS - Quais as suas outras atividades, além de escrever ?

IRINEU VOLPATO – Cuidar desses meus palmos de terra, neste mato, onde permaneço, nestas bandas de Santa Bárbara d’Oeste – SP. Uma vez por mês apresentar no SESC de Piracicaba um poeta brasileiro. Manter correspondência com os que ainda por isso se interessam, nesse mundão.

SELMO VASCONCELLOS - Como surgiu seu interesse literário ?

IRINEU VOLPATO – Acho que em meus tempos de seminário, ali pelos 15 / 16 anos, onde se era estimulado para muita leitura.

SELMO VASCONCELLOS - Quantos e quais os seus livros publicados dentro e fora do País ?

IRINEU VOLPATO – Acho que tenho mais de 46 títulos em poesia. 2 títulos em prosa, um livro de poemas para infância. 5 traduções do francês, de livros do poeta Jacques Canut. 5 traduções livros de poetas de língua espanhola, do Uruguai, Argentina, Paraguai e México.

SELMO VASCONCELLOS - Qual (is) o(s) impacto(s) que propicia(m) atmosfera(s) capaz(es) de produzir poesia ?

IRINEU VOLPATO – tenho comigo que todo poeta é como uma antena, cada um com sua potência de recepção e que fica captando a fluição derredor. E cada um decodifica aquilo que recebe e, transformando em poema.

SELMO VASCONCELLOS - Quais os escritores que você admira ?

IRINEU VOLPATO – Não é difícil de perceber quais, tanto em prosa como em verso, nacionais ou importados, que me ocorrem são : Machado, Euclides, Guimarães Rosa, Bernardim Ribeiro, Camilo, Homero, Virgílio, Ovídio, Dante, Manoel Bandeira, Manoel de Barros, Carlos D Andrade, Antero Quental, Fernando Pessoa. Mas na realidade, que leitura não interfere ( se não, deveria ) em nossa criação literária ?

SELMO VASCONCELLOS - Qual mensagem de incentivo você daria para os novos poetas ?

IRINEU VOLPATO – Leiam, leiam, leiam, anotem, comentem. Antenem-se à vida. E aquilo que os tocou, reescreva tantas vezes até que tomem o sabor em feitio de poema.


Fonte : http://antologiamomentoliterocultural.blogspot.com/

0 COMENTE AQUI:

Motemas Neu Volpato

Motemas de Neu no YouTube

Motemas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LANÇAMENTO DOS LIVROS DOS POETAS SILVIA E IRINEU 26/07/2013 - BIBLIOTECA MUN PIRACICABA

Motemas no YouTube